14 de novembro de 2013

Bancos de imagens surgem em Natal



Bancos de imagens são serviços onde é possível obter imagens ou fotografias prontas para uso em trabalhos da área de design, publicidade e propaganda. O conceito foi criado nos anos 20, e até hoje é muito usado por revistas, jornais, e por designers que precisam de imagens; porém é criticado por alguns profissionais, que consideram as imagens prontas "sem criatividade" e "sem personalidade".  Alguns desses serviços são royalty-free, ou seja, as fotos obtidas (tanto por compra quanto por download, nos serviços grátis) podem ser usadas diversas vezes. Outros requerem o pagamento de uma taxa cada vez que a imagem é usada, e há um limite de usos para a imagem.
Banco de imagem é um sistema no qual é possível armazenar grande quantidade de imagens. Também é um serviço no qual se obtem fotografias para os diversos usos, principalmente para editorial(jornal, revista, livro, informativos e internet), produtos(camisetas, agendas, calendários, copos, pôsteres, estamparia, decoração, vitrine, ambientação, painéis de lojas, etc) e até publicidade de out door. A utilização de pesquisa por dados é muito importante para a localização de uma foto em um banco de imagens, já que os mesmos permitem fornecer informações relevantes sobre as fotografias, como nome do autor, palavras-chave, data, entre outros.
São clientes tradicionais dos bancos de imagens, as editoras, agências de publicidade, departamentos de marketing e comunicação de empresas, jornais, revistas, empresas de web design e artistas gráficos, que usam fotografia de stock para suprir as necessidades dos seus trabalhos criativos. Hoje por conta da internet, micro empresários, profissionais liberais, membros de redes sociais virtuais e pessoas físicas surgem como novos clientes que atraem atenção dos contribuidores e distribuidores. A utilização é quase infinita de uma fotografia de banco de imagem,  facilitando a busca de imagem pelo tipo de trabalho que será produzido com a foto. Bancos de imagens costumam oferecer mais de dois milhões de imagens em seus portais, e  muitos passaram a atender segmentos específicos de mercado, como aqueles especializados  em esportes, medicina e saúde, natureza, personalidades, animais e beleza. Há os que  comercializam filmes, imagens em movimento e imagens por assinatura. Agências de propaganda ainda são os principais clientes de um banco de imagens, mas com a popularização das imagens pela internet, os clientes variam desde uma grande indústria até um usuário individual final como um estudante atrás de ilustrar sua tese acadêmica ou um poeta em busca de uma capa que vai vender seu livro nas estantes das livrarias.
Em Natal vem surgindo alguns bancos de imagens desde 2010. O primeiro foi o www.paxvisual.com.br (Claudio Marques), depois veio o www.prismastockphoto.com (Adrovando Claro e Moises Lustosa), esse ano apareceu mais dois: www.csfotojornalismo.net (Caninde Soares) e www.fernandophotodesigner.com (Fernando Pereira). Todos esses apresentam imagens do Rio Grande do Norte, do nordeste e de alguns estados brasileiros em varias categorias. No mercado de internet existem centenas de milhares de bancos de imagens, mas a tendência de regionalizar as fotos ganhar uma nova fatia no Brasil, destacando autores da área de fotojornalismo, documentação e fotografia artística. Um bom sinal para o Rio Grande do Norte fica cada vez mais conhecido em outros pontos do planeta. (fotos: Adrovando Claro - Centro Histórico de João Pessoa/PB.





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