10 de agosto de 2015

Colégio Salesiano se prepara para as comemorações dos seus 80 anos de existência


O Colégio Salesiano São José, que é uma referência de ensino em nossa cidade, começa no mês de agosto, data do bi centenário de Dom Bosco, as homenagens dos seus 80 anos de existência, que serão completados no próximo ano. Muitas pessoas importantes do nosso Estado e a nível nacional fizeram parte desta história. Personalidades como Oscar Schmidt, considerado um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos. Eros Grau , que foi  Ministro do Supremo Tribunal Federal , o  Governador atual do Rio Grande do Norte, Robinson Farias e o seu vice, Fábio Dantas,  assim como o atual prefeito da cidade de Natal, Carlos Eduardo Alves foram ex-alunos do Salesiano. Além de médicos, jornalistas, advogados e outros profissionais renomados em nossa cidade. 
No mês de setembro serão homenageados os ex-alunos de todas as gerações, assim como aquelas pessoas que se destacaram e contribuíram para o engrandecimento da família Salesiana.  As homenagens incluem colaboradores, coordenadores, ex-alunos que marcaram época no crescimento do Colégio Salesiano São José. Assim como também a família de Juvino Barreto, que foi um próspero comerciante que se preocupou em defender a educação dos menos favorecidos.  Foi ele quem duou o terreno da Ribeira, casa que morava, para que fossem desenvolvidas as atividades educacionais o qual permanecem até os dias atuais.
O Colégio Salesiano São José, que foi fundado em 1936 na Rua Henrique Castriciano, Ribeira, é uma instituição católica e faz parte de um amplo movimento de educação dos jovens, iniciado por Dom Bosco. Seus princípios básicos são de oferecer aos jovens uma formação humana e cristã. Indicar aos colaboradores uma proposta educativa e orgânica. O objetivo é formar jovens de forma integral dando especial atenção aos aspectos humanitários e comportamentais “A nossa finalidade é formar bons cristãos e honestos cidadãos”. Acrescenta Mario Sergio, coordenador geral do Colégio Salesiano São José há 36 anos, que tem em sua formação pedagógica- Especialização em Gestão Educacional.
Fazendo parte do Salesiano São José, mais uma unidade é criada em 06 de fevereiro de 2009 na Avenida Ayrton Senna,s/n - Nova Parnamirim. Trata-se do Colégio Salesiano Dom Bosco.  Foi construído naquela região com a missão de educar o jovem como pessoa de relações, responsável, competente, criativo e com capacidade de exercer sua cidadania na construção de um mundo mais solidário. Tem ainda como objetivo proporcionar ao educando a formação necessária e ao desenvolvimento de suas potencialidades para a auto-realização.
O padre Robson Barros da Costa, diretor do colégio Salesiano São José é também administrador do Salesiano Dom Bosco Parnamirim. Um dos pontos fortes de sua gestão é a preocupação com as pessoas. Focar nos alunos, com o objetivo de 'formar o bom cristão e o honesto cidadão’ à altura dos valores da Rede Salesiana de Escolas, para continuar colaborando efetivamente na construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária, como determina o Projeto Político Pedagógico dos Salesianos.
 Padre Robson Barros da Costa é licenciado em Filosofia pela Universidade São Francisco (SP). Também é licenciado em Pedagogia e Mestre em Ciências da Educação pelo Centro Universitário Salesiano (SP) e é especialista em Comunicação Social. Além de bacharel em Teologia pelo Instituto Pio XI (SP). Atuou ainda como diretor do Centro Salesiano de Computação na cidade de Colombo (Sri Lanka), e foi diretor geral das Faculdades Salesianas do Nordeste e atualmente é vice-inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste.
 O “Sistema Preventivo” é adotado nas redes educacionais de ensino dos colégios salesianos.  Baseado em uma experiência educativa desenvolvida por Dom Bosco, que se prolongou no tempo e no espaço, através da ação das comunidades de educadores que utilizaram sempre de forma dinâmica. O ato educativo, não se trata de um estudo cientifico e nem um livro e sim um folheto mínimo de dez páginas, sobre sua experiência entre os jovens. São João Bosco nasceu no Colle dos Becchi, no Piemonte, Itália, no dia 16 de agosto de 1815.

O Centro Educacional Dom Bosco, que se localiza Av. Guaratinguetá no bairro de Lagoa Azul, Gramoré, é uma instituição sem fins lucrativos e faz parte da Rede de Obras Sociais dos Salesianos de Dom Bosco. Atua com duas frentes de trabalho, a obra social e o ensinamento cristã,  através da paróquia São João Bosco.  No Centro Educacional são atendidas em torno de 350 crianças e adolescentes que passam o dia na obra. Os adolescentes que completam 14  anos já podem ingressar no programa de aprendizagem Dom Bosco. Os jovens e adolescentes que trabalham nas empresas, fazem a sua qualificação profissional no Centro.
Existem os cursos de profissionalização de padaria e pizzaiolo, assistente administrativo, operador de caixa, operador de micro computador, montagem em manutenção de computadores, além dos cursos de corte e costura.  São atendidos aprendizes na faixa etária de 16 a 29 anos e depois encaminhados ao mercado de trabalho.  Estes projetos que o Centro Educacional Dom Bosco oferecem são parcerias com órgãos públicos estaduais, empresas e pelo Colégio Salesiano. Essas atividades sociais são financiadas pela Inspetoria da Congregação em Recife. Para o coordenador do Salesiano São José, Mario Sérgio, o que mais gratifica neste trabalho é o reconhecimento das classes sociais aos relevantes serviços prestados pelo Centro.  “Não só a formação acadêmica, mas como pela formação educativa de integrar os jovens a sociedade”. Conclui





Padre Robson Barros - Diretor do Salesiano São José e Dom Bosco em Nova Parnamirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário