22 de setembro de 2015

O circo: Maior espetáculo da terra









Franklin Serrão

— Chegou o circo, chegou ele — gritava o Moleque Saci pelas ruas do Bairro.
 — Tá chegando... tem um leão e tem palhaço — concluía afoito, o alegre moleque.
Na verdade, era um circo bastante modesto e empobrecido. No entanto, o Circo Santa Lúcia — seu nome — podia ser pobre de recursos, matéria, mas, de alegria, era rico. Nele, durante o espetáculo, pouco importava, a lona rasgada da cobertura, ou os poleiros frouxos de madeira, isso, e as outras coisas menores, como o leão faminto e magricela, eram personagens coadjuvantes num espetáculo maior onde o riso e a alegria eram os mestres de uma ópera valente. O forte do espetáculo, do assano maior, era então as dançarinas, Rosinha — a mais bela — sua mãe, Jurema, Claudete e Verônica Gardênia. 
As meninas dublavam e dançavam músicas vestidas apenas com um pequeno maiô colorido, bem pequenininho, e ele de tão assim, fazia as carnes saírem por tudo que é lugar. Rosinha, a mais bela, fazia sua performance, solo, e sua mãe fechava o show cantando belas modinhas, músicas caipiras e outras coisas — algumas até de sua autoria. Aquilo era muito bonito de se ver. Rosa’uarda — nossa bela da rua — diante daquilo tudo, sonhava em ser dançarina também; para isso, imaginava viajando com o circo, mas, naquela altura da vida, como já tinha tantos compromissos, família e coisa e tal, viu que não dava, que era leseira da sua cabeça. Rosa’uarda — outra menina com nome de rosa — já tinha filho e quando soube que as meninas dançavam de noite e dormiam de dia — faziam zunzum, gracejo pago, há dois — aí desistiu de vez da ideia.
Outra coisa curiosa do circo era a magreza do leão. O tal, era tão magro que quando conseguia levantar-se, parecia transparente, translúcido, dava para ver e estudar seu corpo, contar suas costelas, ver seu coração batendo. Também, só comia gatos “os de rua” os que eram caçados, e de rumo, tinham destino cruel, eram trocados pelos bilhetes do circo. Os garotos faziam isso e sem remorsos conseguiam suas idas para o circo — bem que sobre isso, o povo da minha rua fazia vista grossa. Foi então, que num dia pegaram, na falta dos bichanos, um cãozinho pequinês. O leão deu fogo nele, torou o bicho no meio; com uma só dentada, o cachorro se foi, já era. Isso meio que arretou e embrabou tudo. Depois houve uma reprovação geral e desde então, o leão passou a comer mesmo bom, só em dia de sorte. 
O circo ficou no povoado até o dia da tragédia de Toni Alves – — o acrobata, palhaço, malabarista e gerente. Toni costumava fechar o espetáculo, realizando de verdade, um perigoso tiriri de unha, onde, para isso, encaixava seus sapatos adaptados a uma barra de ferro. Nisso, do alto do picadeiro, dava dez giro mortais. A cada giro completo — feito o perigoso catôcho — batia palmas e recebia do público, os aplausos e gritos de viiiiiiixe!  Era o momento maior da noite. Porém, certo dia então, ele mal encaixou seus sapatos na barra e foi, no primeiro giro, esmorecer à torto — esborrachou-se no chão.
Toni Alves, para ter coragem, costumava passar antes na bodega de seu Valdomiro, pai dos smurfs, onde tomava algumas carraspanas e aguardentes antes de voltar.  Nesse dia então, talvez tenha exagerado na dose, e aí, seu bem-querer de oficio, fez mal feito e por fim, deteve-se no chão, foi seu acerto final. 
Não morreu, graças a Deus! Todavia, ficou paralítico da cintura para baixo. Foi o fim de sua carreira de artista.
Outros circos vieram... mas nenhum foi igual ao Santa Lúcia de Rosinha, Toni e companhia. O pobre do Toni ficou aleijado; logo ele, que a meninada gostava e costumava chamar de Toni Fezes.
Mas não foram só circos que chegavam e se iam. Os dias, um por vezes, rapidamente se foram também; como em filas, foi um atrás do outro, sumir, viajar para o interior, nos rumos do sul do mundo.
Na verdade, muitos outros depois do circo Santa Lúcia, chegaram. Com suas lonas igualmente rasgadas, com seus humores famélicos, seus leões magricelas, onde poder-se-ia ver também alegria e magia, porém, nenhum era como o Santa Lúcia. Alguns, nem teto de lona tinham; teve um, que de tão pobre, mais parecia um esponjeiro de moscas. Sua leoa sem rabo, cagava a jaula toda, uma diarreia atrás da outra e ninguém sequer aparecia para limpar o desatino — aquilo se enchia de tantas moscas que elas acabavam morrendo engasgadas na sujeira. É tão verdade também, que das feras, essa leoa cotó, era a mais gordinha e brava que já se viram. 
Eu mesmo, nem gostava de olhar muito para ela. O seu tratador sempre lembrava para os mais afoitos, os que gostavam de aperriar o bicho. Nisso, costumava repetir, como avisos para a turba afoita, que Dalila — o nome da fera — já até tinha comido o braço de um gaiato; lá pras bandas de Igapó, o cabra mexeu com ela, e ela enfiou a pata para fora da jaula e trouxe de volta, se varando, como prêmio, o braço do homem. 
Pois é, nunca houve circo igual ao Santa Lúcia. Isso foi devido, sei lá, por causa do Santa Lúcia ser o primeiro. Talvez isso fosse o fato mais lógico e racional, os etecéteras que fez do Santa Lúcia, o primeiro, de rumo, em nossos corações. Sobre os palhaços, é bom lembrar de Tutuco — o que menos nomes feios e palavrões chamava. E tem mais, Tutuco não arriava nem pro severo, nem pro coisa. Nisso era mestre, em inteligência, e valentia... nunca passava em baixo e sempre deixava seus parceiros de palco, sobretudo, os que queriam lhe passar para trás, em maus lençóis. Tinha resposta para tudo, era quinem, como dizia o dito, rapariga rim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário