2 de dezembro de 2016

Bloco Bode Expiatório

 
   Associação Recreativa, Cultural e Carnavalesca Bloco Bode Expiatório nasceu em 2015 para expurgar todos os males durante o carnaval. Da junção de um grupo de amigos e amigas foliões de diversos blocos carnavalescos da Zona Sul de Natal.
    O objetivo principal é fomentar a cultura local, lembrando que o Carnaval é uma das poucas manifestações populares que agrega o turista durante o período do festejo de Momo.
    O Bloco Bode Expiatório não recebe ajuda de nenhum ente público, isso inclui a prefeitura da Cidade do Natal. Sobrevive com a realização de eventos durante o ano todo, como festa de São João, luau, rifas e doações dos associados. Assim, “colocar o bloco na rua” tem um custo e cobrir essas despesas só é possível com a ajuda dos simpatizantes do carnaval de rua.
    Enfatizamos que todos os recursos são revertidos em prol das atividades culturais do bloco, sendo o carnaval seu evento principal. Todos os associados são voluntários e nosso intuito é promover a cultura, incentivando a arte e o comércio local.
   Natal já deteve o título de “terceiro maior carnaval do país”. O mesmo entrou em declínio com a tragédia do Baldo em 1984, o que contribuiu para que o evento fosse excluído do calendário e da “memória” da população local. No entanto, a partir de 2006 a prefeitura iniciou um projeto para revigorar o carnaval de Natal, importando a ideia de Recife. Foram criados polos de carnaval em alguns pontos da cidade (Redinha, Ribeira, Centro Histórico e Ponta Negra), nos quais a Prefeitura cede apoio à instalação de palcos e a contratação de cantores e bandas locais.
   Os blocos da Zona Sul começaram a desfilar, por acaso, há uma década atrás. O objetivo era o de animar o bairro, carente de movimentação festiva nesses dias. A ideia foi tomando corpo e agregando cada vez mais pessoas, até ser incorporada no calendário oficial do período festivo da cidade. Há assim, um mercado a ser explorado, uma vez que o movimento de Blocos Carnavalesco vem crescendo em todo o país.
   O Carnaval da Cidade do Natal/RN, cresceu nesses últimos anos, e tem nos Blocos Carnavalescos de Rua um dos seus principais aliados. Fenômeno esse que não é exclusivo da Cidade do Natal, mais de várias outras, que encontrou nos blocos, o combustível para o renascimento de seus carnavais.
São os blocos de rua que todos os anos arrastam milhares de pessoas, sejam moradores locais ou turistas que visitam a cidade nesse período de Folia de Momo.
   O Bloco Bode Expiatório no seu Segundo ano, vem com uma proposta ousada para o Carnaval 2017, escolheu como tema o ¨Mundo Maravilhoso do Circo¨. O desafio é resgatar o lado lúdico dos foliões, uma mistura mágica entre o universo de encantos e descobertas do circo com a alegria do carnaval.
   Todos são convidados a mergulhar nesse mundo, onde Carnaval e Circo se fundem, e o resultado dessa mistura não poderia ser outro, senão a Alegria.
  “O BODE FAZ PEGAR FOGO NO CIRCO DA FOLIA”
O Carnaval 2017 do Bloco Bode Expiatório é realizado em várias etapas. Começamos com as Prévias Carnavalescas:
   JANEIRO/2017 
- Dias 14 e 28: (BAR)ATONA DO BODE -  os foliões percorrem bares próximos uns dos outros, daí a expressão “baratona”. Este evento consiste numa parceria do Bloco com diversos Bares Locais, onde toda comunidade é convidada a participar dessas prévias carnavalescas regadas a muito frevo e marchinhas,
   FEVEREIRO/2017
- Dias 04,11 e 18: ENSAIOS DO BLOCO -  Ensaio da folia, com a música temática, conduzida pela Orquestra de Frevo contratada, em local público a ser definido, com a presença dos foliões e púbico em geral para aquecer os ânimos para grande apresentação.
- Dia 24: DESFILE DO BLOCO –A partir das 18 horas, com concentração em frente ao Estacionamento do Praia Shopping, já dentro do corredor da folia, onde seus foliões se aglomeram, para iniciarem os Festejos de Momo e abrir o carnaval de blocos no Polo de Ponta Negra. Teremos a recepção dos foliões com a Orquestra e ballet de Frevo, onde terão a oportunidade de aplicar pinturas e adereços relativos ao tema, para às 20 horas, seguirem em direção ao Palco Principal do Carnaval da Zona Sul (Praça Ecológica de Ponta Negra ou Praça dos Gringos). O corredor da folia é o momento de apresentação do Bloco, animados pela musicalidade de Orquestra de Frevo de 15 músicos, que durante todo o percurso executam frevos e marchinhas alusivas ao carnaval, promovendo uma grande confraternização por todo o trajeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário